quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DE MULHERES REMANESCENTES INDÍGENAS DE MISSÃO DO SAHY*

Profª Drª Maria Gloria da Paz
Campus VII- Uneb, Sr. do Bonfim-Ba

RESUMO

Estudo História e Educação de Mulheres Remanescentes Indígenas de Missão do Sahy tem como objetivo compreender através de reminiscências e lembranças, a transmissão de costumes e práticas educativas de um grupo de mulheres em suas relações com a família, a escola e a religião. O aporte teórico-metodológico utilizado foi a História Oral, uma abordagem que nos deu oportunidade de trabalhar com a história de mulheres e a memória, buscando, reconstituir algumas experiências vividas por estas mulheres como detentoras da guarda das histórias e dos saberes transmitidos pelas antepassadas; como ativistas em atividades comunitárias, em partidos políticos; na direção de associações comunitárias e zeladoras da igreja. A pesquisa foi realizada no distrito de Missão do Sahy, um antigo aldeamento franciscano instalado em 1697 no território das Jacobinas, no Município de Senhor do Bonfim, norte da Bahia, e extinto por volta de 1863. O estudo mostrou a presença de resquícios das práticas franciscanas, revelou que as orientações religiosas contribuiram de forma substancial para a consolidação do papel da mulher de Missão do Sahy como mãe e esposa, apontou o preconceito que vitimiza as mulheres mais jovens que, nem índias e nem negras são vitimadas pela discriminação, e pelo desconhecimento da sua origem. Vários autores auxiliaram neste estudo: Halbwachs (2006), Bosi (1994) e Pollak (1989) contribuíram para a construção do estudo da memória; Perrot (1988, 2006, 2007), e Del Piore (2007) embasaram a história de mulheres; os autores regionais Machado (1993, 2007), Lourenço Pereira da Silva (1906, 1915), Adolfo Silva (1971), Edith Freitas (1997), José Freitas (2001), Da Paz (2001, 2004), Dourado (2008), Santos (2007), Araújo (2002) e Vieira Filho (2008) contribuíram para a construção de uma historiografia do local da pesquisa. Os cronistas Frei Martinho de Nantes (1979) e Frei Venâncio Willeke O.F.M. (1994), além dos teóricos Norbert Elias (1993), Michel de Certeau (1994) e Philipe Àries (1981), que apresentaram importantes elementos para a análise dos depoimentos.
Palavras-chave: Memória, História e Educação, Mulheres remenescentes indígenas, Aldeamentos Franciscanos.

*TESE defendida em 13 de outubro de 2009, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN

2 comentários:

  1. meu nome é rodrigo e eu amei o blog, gostei muito de saber as minhas origens e fique com vontede de saber mais. sou o filho mais velho de milton e ozana conhecido das pessoas mais antigas daí.

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  2. Obrigada Rodrigo pela visita. Vamos continuar buscando as histórias de Missão do Sahy e seus descendentes.Um abraço. Gloria da Paz

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