quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O ÍNDIO NO IMAGINÁRIO DE CRIANÇAS DE UM POVOADO REMANESCENTE DE ANTIGA MISSÃO FRANCISCANA



*ALUNA; Celmar Osório S dos Santos
**ORIENTADORA: Profª. Maria Gloria da Paz

O Resumo aqui apresentado é referente a um estudo monográfico teve como objetivo identificar o que as crianças da Escola Municipal Antônio Bastos de Miranda, no Distrito de Missão do Sahy, Município de Senhor do Bonfim na Bahia; pensam sobre si mesmas e qual a visão que elas desenvolveram sobre os índios, como também conhecer, através das falas dessas crianças, o trabalho que a referida escola desenvolve sobre os índios e a sua relação com o imaginário das crianças de Missão do Sahy. A Metodologia utilizada foi a entrevista oral, com a técnica dos grupos focais para a coleta de dados, cuja análise foi baseada na categorização das falas das crianças. As categorias foram definidas de acordo com os objetivos. Os resultados permitiram perceber que as crianças expressam variados conhecimentos sobre os índios, um misto de admiração, por sua estreita relação com a natureza, e de estranheza por suas peculiaridades culturais. Além disso, as crianças expressam sintonia com suas vivências no Povoado, ao mesmo tempo em que apontam a escassez de atividades escolares focalizando os índios.
MONOGRAFIA DISPONIBILIZADA NA BIBIOTECA DO CAMPUS VII
* Aluna do Curso de Pedagogia: Habilitação nas Séries Iniciais e Educação Infantil, Departamento de Educação Campus VII, da UNEB, Senhor do Bonfim-Bahia.
** Professora Auxiliar da UNEB – Campus VII (Senhor do Bonfim). Pesquisador do Grupo de Pesquisa MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA da UNEB. Mestre em Educação em Pesquisa pela Unversité du Quebéc au Chicoutimi – Canadá. P.Q.I. UNEB/UFRN. E-mail: gogodapaz@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. professora gloria da paz gostei muito do seu blog
    sou de senhor do bonfim moro em feira de santana
    desde 1978.
    juro que nâo sabia dessa historia de missão do shay. um abraço, sucesso e felicidades.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Reni, temos muita coisa ainda por ser descoberto e estamos empehados nisso. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir